© Coprel.

logo

22.03.2021

Voltar

No Dia Mundial da Água, Coprel destaca as ações de preservação deste recurso fundamental à vida

Compartilhe:

A água é fundamental em nossas vidas. Desde o consumo indispensável para a sobrevivência do ser humano, até a geração de energia elétrica, todas as pessoas, indústrias e atividades dependem do principal recurso natural do nosso planeta. No Brasil, aproximadamente 90% da energia elétrica que consumimos vem das usinas hidrelétricas, que são movidas pela força da água.

No dia 22 de março, celebramos o Dia Mundial da Água. A Coprel Geração e Desenvolvimento investe em energia limpa e renovável através de PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas – até 30MW de potência instalada) e CGHs (Centrais Geradoras Hidrelétricas – até 1MW), que são empreendimentos de geração com baixo impacto ambiental. Portanto, as ações de preservação dos recursos hídricos são atitudes presentes na cultura da cooperativa, que desenvolve iniciativas relacionadas a projetos educacionais e ações de preservação ambiental.

As usinas da Coprel são consideradas fontes limpas e renováveis, pois aproveitam o curso e as quedas naturais dos rios para a geração de energia. Todos os projetos são rigorosamente avaliados e autorizados pelos órgãos ambientais, e a cooperativa cumpre com todas as exigências relacionadas à reposição florestal, desenvolvimento de projetos educacionais ambientais e demais normativas específicas de acordo com cada empreendimento. As usinas que estão em operação também contribuem para a limpeza dos rios: só para se ter uma ideia, todos os meses é retirada aproximadamente 1,5 tonelada de lixo (resíduos sólidos) nos equipamentos limpadores de grades nas usinas próprias da Coprel e nas que a cooperativa presta serviços de Operação e Manutenção.

Preservar a água e evitar o desperdício de energia elétrica é fundamental. Utilizando os recursos naturais com consciência, conseguimos aliar desenvolvimento com sustentabilidade.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.