© Coprel.

logo

01.02.2021

Voltar

Mais uma usina que tem a participação da Coprel entra em operação

Compartilhe:

O cooperativismo gaúcho celebrou, na sexta-feira (29/01), a autorização para mais um empreendimento de geração de energia gerar energia limpa e renovável. A ANEEL publicou no Diário Oficial da União a liberação da operação comercial da PCH Forquilha IV Luciano Barancelli, empreendimento construído por três cooperativas (Coprel, de Ibirubá; Ceriluz, de Ijuí; e Creral, de Erechim), em conjunto com a empresa Erechim Energia.

Com a autorização da agência reguladora, a PCH pode disponibilizar a energia gerada no sistema integrado nacional (SIN). A PCH Forquilha IV, de titularidade da Central Geradora Hidrelétrica Forquilha Ltda., localizada nos municípios de Machadinho/RS e Maximiliano de Almeida/RS, conta com 13 MW de capacidade instalada em três unidades geradoras. A operação e manutenção da usina é realizada pela Coprel Serviços.

A energia que será produzida pela PCH Forquilha IV a partir de 2023 já está comercializada através do leilão A-6, realizado em 2017. No período de 2 anos (2021 e 2022), a energia será comercializada no chamado “mercado livre” do setor elétrico.

O facilitador da Coprel Geração e Desenvolvimento, Marcos Eidt, celebrou a conclusão de mais um projeto da cooperativa. “A usina foi concluída antes do prazo inicialmente previsto, e estávamos no aguardo da confirmação da ANEEL para poder iniciar a geração. A PCH Forquilha IV gera energia limpa e renovável para o contribuir com o desenvolvimento sustentável do nosso Estado e do País, que precisa de energia. A Coprel tem 20% de participação na Central Geradora Hidrelétrica Forquilha Ltda., e é a responsável pelos serviços de Operação e Manutenção deste importante empreendimento, o que nos deixa muito orgulhosos e cientes da grande responsabilidade. A operação já está sendo feita do nosso novo Centro de Operações, que foi modernizado e está em fase de conclusão. Com a entrada em operação da PCH Forquilha IV, chegamos a 12 usinas gerenciadas pela Coprel Serviços”.

A PCH Forquilha IV Luciano Barancelli é a quinta PCH em que a Coprel possui participação acionária, gerando renda para aplicar em novos projetos de geração limpa e renovável, além de programas sociais em benefício dos cooperantes.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.