© Coprel.

logo

19.11.2021

Voltar

Investimentos em mais energia na área de atuação da Coprel

Compartilhe:

Com o plano de investimentos da Coprel para 2021, a cooperativa investirá até dezembro, R$ 50 milhões na área de distribuição de energia. Este montante abrange, dentre outros investimentos, a troca de postes de madeira por concreto, construção de novas redes bifásicas e trifásicas, substituição de condutores e melhorias nas redes existentes com a substituição e instalação de novos equipamentos.

Investimentos concluídos em setembro e outubro:

No município de Marau, a Coprel concluiu a troca de condutores em 5,1 quilômetros na rede troncal, que atende as localidades de São Francisco, São Miguel e Três Passos e toda área urbana de Nicolau Vergueiro, totalizando 1.651 famílias atendidas. O investimento proporciona mais confiabilidade do sistema elétrico e a melhoria dos níveis de tensão.

Na região de Tapejara, foi realizada a instalação de bancos capacitores nos alimentadores ligados na Subestação Tapejara 3, para adequação dos circuitos elétricos e compensação de energia reativa no sistema. Os equipamentos foram instalados na Linha Rossi, Santo Divino e Santa Teresinha, em Ibiaçá; na Linha Schleder, em Vila Lângaro; e em São Domingos, Tapejara. Este investimento beneficia 5.908 cooperantes da região.

Em Campos Borges foi realizada melhoria na área urbana, com o desmembramento de circuitos e a instalação de mais um transformador no Bairro Vila Operária.

Em Pejuçara, na localidade de Jacicema, a cooperativa concluiu a instalação de um transformador rebaixador de tensão entre o alimentador de Panambi e Cruz Alta, para alternativa de manobra e contingência. Foram atendidos 2.929 cooperantes.

Confira os investimentos em andamento na região:

Em Tio Hugo, localidade de Linha Graeff, a cooperativa está realizando a transformação e interligação de 4,3 quilômetros de rede no alimentador que atende aos cooperantes de Tapera e Ibirapuitã. O objetivo da interligação é possibilitar uma alternativa de manobra, para atender também a área urbana de Tio Hugo, em situações de contingência. Serão beneficiados 932 cooperantes.

Também em Tio Hugo, na localidade de Posse Gonçalves, a Coprel está fazendo a transformação e a readequação de traçado em 1,8 quilômetros de rede trifásica, para atendimento de cargas. Também está sendo instalado um religador automático para proteção e manobras na rede.

Em Espumoso, a Coprel está fazendo a interligação e transformação de rede em 8,9 quilômetros em Arroio da Prata e Pontão dos Cavali. A obra objetiva adequação dos circuitos média tensão para atendimento da carga a partir novo caminho além de possibilitar alternativa de manobra da carga, beneficiando 978 cooperantes de Espumoso (localidades de Linha Durigon, Alto Tigreiro, Volta Alegre, Pontão do Butiá, São Domingos e Pontão dos Manecos) e Soledade (Rincão do Bugre, Passo dos Loureiros, Boqueirão do Butiá).  

Em Vila Lângaro está sendo construído 2,7 quilômetros de rede para interligação de ramais e instalação de um novo Banco Regulador de Tensão para atendimento aos cooperantes de Água Santa e Mato Castelhano, para melhoria dos níveis de tensão. Serão beneficiadas 517 famílias de Vila Lângaro, Água Santa e Mato Castelhano.

Estes investimentos concluídos e em andamento no sistema elétrico da Coprel somam mais de R$ 2,6 milhões e atendem a mais de 12 mil cooperantes.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.