Imprensa

Notícia Coprel Release

Voltar
  • 12.07.2019

  • #SomosCOOP

Intercooperação e a geração de renda nas propriedades rurais

Compartilhe:


O sistema cooperativo possibilita novas oportunidades para os cooperados, e a intercooperação faz com que mais pessoas e famílias sejam atendidas e beneficiadas com o cooperativismo. Em Ibirubá, a Coopeagri – Cooperativa de Pequenos Agricultores Ltda., conta com a energia da Coprel nas diversas unidades de recebimento e beneficiamento de produtos. Recentemente a cooperativa investiu na instalação de um entreposto de ovos coloniais, a partir da demanda de produção dos associados.

A unidade de beneficiamento de ovos coloniais permite que sejam produzidos ovos em escala, nas propriedades rurais. A máquina de beneficiamento de ovos faz a lavagem, secagem, análise de ovoscopia e a classificação dos ovos. Na ovoscopia é feita a análise da integridade da casca do ovo e a qualidade da clara e da gema.

Na localidade de Arroio Grande, em Ibirubá, o cooperante Júlio Bohrz, juntamente com o filho Yuri e a esposa Elvedi, optaram pela instalação de um aviário. A família conta com 600 galinhas de postura, que produzem mensalmente, em torno de 1.500 dúzias de ovos.

De acordo com Júlio, os ovos são recolhidos três vezes ao dia, e a produção aumenta com a luminosidade e o uso da energia elétrica. “Para termos uma excelente produção, as galinhas precisam de um número de horas com luminosidade. Por isso, utilizamos a energia elétrica da Coprel no acionamento das lâmpadas no aviário. Ligamos as luzes às 4h15, no horário em que as galinhas começam a pôr ovos. Contamos com a parceria e a força da Coprel para o fornecimento da energia”, explica.

Conforme o presidente da Coopeagri, Lecian Conrad, com este projeto, a cooperativa disponibiliza mais uma alternativa para as famílias do meio rural, com o objetivo de contribuir na geração de trabalho e renda e melhorando a qualidade de vida das famílias. “A Coprel nos dá a garantia da qualidade da energia e do fornecimento regular, sem interrupção. Isso tudo foi avaliado antes de fazermos o investimento. Nós temos à disposição um excelente serviço por parte da Coprel”, explica.

Assim como a família de Júlio Bohrz, outros seis produtores e cooperantes da Coprel, trabalham com a atividade. No sistema de produção de ovos coloniais, as aves ficam no aviário e também livres nos piquetes. A Coopeagri dá o suporte técnico para os produtores, realiza a coleta e comercialização dos ovos. A Coprel fornece a energia elétrica de qualidade, essencial para aumentar a produtividade, renda e a qualidade de vida das famílias cooperantes.  

Deixe seu comentário