© Coprel.

logo

28.07.2021

Voltar

Governador Eduardo Leite visita famílias cooperantes beneficiadas com o programa Energia Forte no Campo

Compartilhe:

A Coprel foi uma das primeiras cooperativas que realizou a adesão ao programa “Energia Forte no Campo”, instituído pelo governo gaúcho em outubro de 2020. Com o apoio da iniciativa, foram construídos 26 quilômetros de rede trifásica, beneficiando 28 famílias rurais de Camargo, David Canabarro e Santo Antônio do Palma. O investimento total nas redes foi de R$ 2.249.057,00.

Para conhecer como a realidade destas famílias foi transformada com a chegada da energia trifásica em suas propriedades, o governador Eduardo Leite, acompanhado do secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana, realizou o ato de entrega do primeiro lote de obras, na localidade de Nossa Senhora do Rosário, no interior de David Canabarro, uma das localidades atendidas com o programa, na tarde desta quarta (28).

Participaram do ato também, o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, o vice-presidente Elso Scariot, os facilitadores da Coprel, Herton Azzolin, Luis Fernando Volpato e Mateus Stefanello, o presidente da Fecoergs, que também preside a Certel Erineo Henemann, presidente da Certaja, Renato Pereira Martins, autoridades locais, conselheiros da Coprel e as 16 famílias beneficiadas com o projeto.

A família de Adelino Vancini foi uma das beneficiadas com a rede trifásica.  A geração de renda na pequena propriedade é composta pela produção de leite, área com fumo, e estufas de morangos. O cultivo do morango é o carro-chefe, sendo administrada pela filha Cristiane e esposo Lucas. “A qualidade da energia melhorou bastante, principalmente para a irrigação dos morangos. Hoje estamos com seis estufas e a ideia é expandir futuramente, pois gostamos de morar aqui. Com certeza esse projeto melhorou a vida no interior”, disse a jovem de 30 anos.

O programa Energia Forte no Campo foi desenvolvido atendendo a um pleito constante das cooperativas de energia gaúchas, através da Fecoergs (Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do RS), por maior participação do poder público nos investimentos em infraestrutura de energia. Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, existem mais de 500 mil propriedades rurais do estado, e mais de 60% ainda não tem acesso à energia trifásica, limitando o acesso à equipamentos que dependem de mais qualidade e disponibilidade de energia. O programa é voltado às cooperativas gaúchas.

De acordo com o governador Eduardo Leite, a energia forte garante que toda capacidade produtiva das famílias que estão no meio rural possa virar renda. “A participação do Estado é dar o suporte e o subsídio para alavancar estes investimentos, a fim de viabilizar a instalação de rede trifásica, atendendo as necessidades das famílias. A parceria da Coprel é muito bem-vinda, assim como as de outras cooperativas”, destaca o governador.

A iniciativa prevê a soma de recursos entre produtores, cooperativas, governo municipal e estadual para realizar os projetos de aumento de carga de energia.  Do valor total do projeto de aumento de carga, 70% é custeada de forma conjunta pelas cooperativas e associados. O governo estadual paga 20% do investimento, e as prefeituras participam com 10% dos custos.

O presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, destacou a importância do programa. “Esta iniciativa do governo gaúcho vem ao encontro da reivindicação das cooperativas por políticas públicas que auxiliem no acesso à energia de qualidade no interior. A Coprel aporta recursos constantemente para a transformação de redes monofásicas em trifásicas em seu plano de investimentos, e esperamos que o governo prossiga e amplie este programa. Energia forte no campo significa mais renda para o produtor, e consequentemente, mais retorno em tributos para o governo. Por exemplo, um aviário de maior porte proporciona o mesmo ou similar retorno de uma indústria com cerca de 80 empregos”, explica o presidente.

A Coprel e os produtores rurais aguardam a liberação dos recursos por parte do governo estadual para realizar a segunda etapa do projeto. Está prevista a construção de 10,4 Km de rede em Pejuçara e 5 Km de rede em Marau, beneficiando 24 propriedades. A Coprel está no aguardo da assinatura do Termo de Colaboração para o início das obras. Existem mais projetos em negociação com produtores e prefeituras, totalizando mais de 40 Km de redes trifásicas.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.