© Coprel.

logo

06.01.2022

Voltar

Família de Muliterno investe em irrigação e refrigeração para produção de mirtilos

Compartilhe:

Apoiar o crescimento das propriedades rurais, empresas e indústrias, incentivando os investimentos e ampliação das atividades é um dos objetivos da Coprel, que anualmente destina recursos ao programa Fundo Mais Energia, para cooperantes que precisam de aumento de carga. Um exemplo da utilização do Fundo Mais Energia, é a propriedade de Vilson Brollo, no interior de Muliterno. Vilson precisou aumentar a carga para a irrigação e refrigeração da produção de mirtilos, uma fruta muito nutritiva e ainda pouco cultivada na região.

Na pequena propriedade que conta com cultivo de soja e milho, Vilson e a esposa Natalícia também administram uma área de um hectare de mirtilos, junto com os filhos André e Joel e da sócia Claudia Toniazzo. Um trabalho de cooperação que começou em 2018 e envolve toda a família desde o cuidado com o pomar, o processo de seleção e embalagem, até a comercialização para os mercados da região norte do estado, e sul de Santa Catarina.

De acordo com André, que é engenheiro agrônomo e cuida da parte nutricional e manejo do pomar de mirtilos, a irrigação tem papel fundamental para a qualidade da fruta, bem como a energia da Coprel: “No final de 2018 quando iniciamos o pomar, além da irrigação por aspersão, foi necessário aumentar a carga para a irrigação por gotejamento e a instalação da câmara fria. Sem a irrigação não conseguiríamos uma produção em larga escala, com qualidade e tamanho ideal da fruta”, disse. Durante o inverno, a irrigação é utilizada para manter a temperatura ideal sem prejudicar o desenvolvimento da planta, criando uma camada de gelo.

A produção é orgânica e são três variedades de mirtilos encontrados no pomar da família Brollo: bluegem, climax e flórida. Conforme a bióloga e sócia, Claudia Toniazzo, a fruta tem componentes nutricionais que fazem muito bem à saúde. “O mirtilo é considerado uma fruta nutracêutica, possui uma alta concentração de antocianinas, que é o pigmento escuro. Ele faz muito bem para a formação de células sanguíneas aumentando a produção de ferro, também previne o Alzheimer, dentre outros benefícios”, destaca. O Mirtilo possui um alto valor agregado especialmente pelo da colheita ser totalmente manual. “Cada fruta é colhida uma a uma com a utilização de luvas, para que não tenha o contato da mão, garantindo o avelulado bonito da fruta. É um trabalho delicado para colher, e hoje no Brasil não se faz de forma automatizada, pois perde muito a qualidade da fruta”, disse a bióloga.

A parceria com a Coprel vem de longa data, pois a família também recebeu mudas de arvores nativas do Projeto Coprel Ecologia há alguns anos, para reflorestar algumas áreas da propriedade. A Mirtilândia comercializa além do mirtilo in natura e desidratado, suco, licor, cerveja, cachaça e geleia. Com o apoio da Coprel, por meio do Fundo Mais Energia, a família Brollo conta com rede trifásica e todo o suporte para continuar investindo e ampliando a produção e a renda no meio rural.

Para conhecer mais sobre a Mirtilândia, siga o perfil no Instagram: @mirtilandia.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.