Imprensa

Notícia Coprel Release

Voltar
  • 19.06.2020

  • Meio Ambiente

Encontro digital do Coprel Ecologia reúne técnicos da área ambiental de prefeituras

Compartilhe:

Apesar das dificuldades e limitações impostas pela pandemia, a Coprel está buscando realizar todas as atividades possíveis, dando seguimento aos principais projetos da cooperativa, como o Coprel Ecologia.  Na manhã desta sexta-feira, 19, foi realizada uma reunião técnica com os representantes das prefeituras da área de atuação que estão interessadas em participar do Coprel Ecologia. Neste ano, em virtude das recomendações dos órgãos de saúde, a reunião aconteceu de forma virtual, por meio do aplicativo ZOOM. Também participaram utilizando a ferramenta, o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello e o secretário Décio Floss.

Participaram da reunião representantes de 19 prefeituras: Charrua, Ciríaco, Condor, Cruz Alta, David Canabarro, Fortaleza dos Valos, Gentil, Ibirubá, Jacuizinho, Lagoão, Mormaço, Não-Me-Toque, Pontão, Quinze de Novembro, Santo Antônio do Planalto, Selbach, Tapejara, Tapera e Vila Maria, e a equipe técnica da Coprel, composta pelo facilitador Herton Azzolin, o engenheiro eletricista Leonardo Stöhlirk e do engenheiro florestal Nelson Nicolodi.

Com o projeto Coprel Ecologia, a cooperativa faz a distribuição de mudas de árvores nativas para as prefeituras, que as encaminham aos produtores rurais interessados em fazer a recuperação de áreas de preservação permanente (APP). Os produtores devem entram contato com o setor de meio ambiente das prefeituras e manifestar o interesse. A Coprel faz a fiscalização do plantio e do desenvolvimento das plantas, para um maior índice de sobrevivência. Todo o processo também é fiscalizado pelo Departamento de Biodiversidade (DBio) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura.

Na abertura da reunião, o presidente Jânio Vital Stefanello destacou o compromisso da cooperativa com as iniciativas que visam a sustentabilidade. “Estamos buscando constantemente novas alternativas para continuar a desenvolver nossos projetos, mesmo no período de pandemia. Por meio da união de esforços com prefeituras e produtores, estamos contribuindo com a recuperação e preservação do meio ambiente, pensando no presente e também num futuro mais sustentável”, destacou.  

As atividades do projeto Coprel Ecologia serão realizadas seguindo as recomendações dos órgãos de saúde. Portanto, poderá haver alteração na forma de entrega da premiação aos produtores e municípios que se destacaram no plantio durante último ano (2019). No entanto, o período de entrega das mudas deverá permanecer o mesmo, devido à importância do plantio ser realizado na época certa para favorecer o desenvolvimento das mudas de árvores plantadas.

Deixe seu comentário