© Coprel.

logo

18.06.2021

Voltar

Economizar energia elétrica começa com a mudança de hábitos

Compartilhe:

Economizar energia elétrica significa pensar de forma consciente, para a preservação ambiental e dos recursos naturais. Pequenas atitudes diárias começando dentro de casa, podem fazer a diferença em relação ao meio ambiente e ao valor da sua conta de luz no fim do mês. Com a aproximação do inverno e com as pessoas mais tempo em casa, o consumo tende a aumentar. Separamos algumas dicas para você economizar energia elétrica:

Chuveiro elétrico: o chuveiro é um dos equipamentos que mais consomem energia em uma residência, representando cerca de 30% do valor da conta de luz. É possível encontrar equipamentos com potências variadas, que vão de 3200W até 7400W. A potência do chuveiro é determinante em seu consumo, por isso, é importante adquirir chuveiros com mais opções de regulagem da temperatura e utilizar a chave seletora em posições intermediárias. Outra forma de economizar, é reduzir o tempo de banho.

Prefira lâmpadas de LED: As lâmpadas de LED possuem melhor custo benefício, por serem 85% mais econômicas, e terem uma vida útil superior a outros modelos. Na hora de escolher um modelo, opte pelas de LED.

Mantenha equipamentos elétricos em boas condições de uso: manter limpos os filtros da lavadora e secadora de roupas e dos aparelhos de ar condicionado garantem maior eficiência destes equipamentos, evitando o desperdício de energia. Faça a higienização dos filtros destes equipamentos de forma periódica.

Selo A da Procel: O Selo Procel indica os produtos com menor consumo de energia.  Na hora de comprar um equipamento elétrico, principalmente eletrodoméstico, verifique se o mesmo tem o Selo Procel de Economia de Energia e opte pelo selo A, que é o mais econômico.

Ao passar mais tempo em casa, principalmente em virtude da pandemia e da chegada dos dias mais frios, a tendência é utilizar ainda mais os equipamentos elétricos. Adote mudanças de hábitos seguindo as dicas e fazendo o uso consciente da energia, assim, perceberá uma diferença na conta de luz no fim do mês. Pequenas atitudes cooperam com o seu bolso e com o meio ambiente.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.