© Coprel.

logo

13.08.2021

Voltar

Coprel premia municípios e produtores destaques na 17ª edição do Projeto Coprel Ecologia

Compartilhe:

Preservar os recursos naturais e contribuir com o meio ambiente. Estas são atitudes de muitos produtores que há 17 anos participam do Projeto Coprel Ecologia, plantando árvores nativas e reflorestando Áreas de Preservação Permanentes - APPs em suas propriedades. O evento online de premiação aos produtores e prefeituras que tiveram destaque no plantio das mudas da edição do programa de 2020, aconteceu na sexta-feira, dia 13 de agosto.

Participaram do evento virtual o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, o secretário Décio Floss, o engenheiro e facilitador Herton Azzolin, o engenheiro eletricista Leonardo Stöhlirck, o engenheiro florestal Nelson Nicolodi, produtores rurais e prefeituras participantes do projeto.

O Coprel Ecologia é um projeto de reposição florestal obrigatória, no qual a cooperativa, com o apoio de prefeituras e produtores, realiza o plantio de mudas de árvores nativas. A cooperativa as distribui gratuitamente aos produtores cadastrados nas prefeituras participantes. Além de fornecer as mudas e estacas, a Coprel também acompanha o desenvolvimento do plantio por meio de vistoria técnica periódica, seguindo critérios pré-estabelecidos juntamente com o Departamento de Biodiversidade (DBIO) do Estado.

As prefeituras que receberam premiação após obterem destaque na organização e plantio no ano de 2020 foram:

- Fortaleza dos Valos
- Jacuizinho
- Quinze de Novembro
- Selbach
- Tapera

 Já os produtores que se destacaram pelo manejo do plantio e índice de sobrevivência das mudas foram:

- Sadi Frederich, de Fazenda Anoni – Pontão
- Roberto Durigon Lemes, de Capão Alto - Cruz Alta
- Vilmar Luis Reckziegel, de Linha Pulador Sul – Ibirubá
- Humberto Moraes, de Colônia Oralina – Jacuizinho
- Prefeitura Municipal de Tapera.
Todos alcançaram níveis excelentes de plantio, com índices de sobrevivência das mudas próximos de 100%.

Em 17 anos de projeto Coprel Ecologia, já foram recuperados 514 hectares de APPs e distribuídas mais de 570 mil mudas de árvores nativas. De acordo com o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, o Coprel Ecologia é uma iniciativa que deu certo e que envolve mais produtores a cada ano. “O interesse dos produtores em participar do projeto demonstra que o compromisso ambiental é um dos pilares da agricultura moderna e responsável que é desenvolvida atualmente. A intercooperação também está presente na iniciativa, que além dos produtores, também conta com as prefeituras municipais, parceiras na condução do Coprel Ecologia. Os excelentes resultados, ano após ano, demonstram que é possível aliar cooperação, desenvolvimento econômico e sustentabilidade”, disse.

Nesta edição serão disponibilizadas 25.530 mudas, divididas entre 15 prefeituras participantes: Ciríaco, Cruz Alta, David Canabarro, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Jacuizinho, Mormaço, Não-Me-Toque, Pontão, Quinze de Novembro, Santo Antônio do Planalto, Selbach, Tapejara, Tapera e Vila Maria.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.