Imprensa

Notícia Coprel Release

Voltar
  • 22.04.2019

  • Geral

Coprel orienta cooperantes das áreas urbanas sobre livre acesso às caixas de medições

Compartilhe:

Os cooperantes possuem direitos e deveres junto à cooperativa, e um dos deveres é manter livre o acesso às caixas de medições nas residências ou estabelecimentos comerciais, para o registro da leitura do medidor de energia. Nas áreas urbanas, os colaboradores da Coprel fazem a leitura do medidor, com a fatura impressa na hora.

Nas áreas urbanas, os leituristas utilizam o Palm, um equipamento para fazer a leitura, o cálculo da conta de energia e a impressão da fatura, entregue na caixa de correspondência do cooperante. Com as informações de leituras coletadas, os arquivos são importados para o sistema, onde é gerada a fatura de energia. Então, o cooperante pode efetuar o pagamento da conta de energia nos agentes credenciados ou em agência bancária.

Para facilitar o processo de leitura e proporcionar mais segurança, o medidor deve estar instalado em um local que permita o acesso seguro do leiturista, para emitir a fatura de energia corretamente. Por isso, a Coprel orienta aos cooperantes para verificar a existência de portões fechados com cadeados, que impedem o acesso à caixa de medição. Além disso, outra orientação é sobre os animais de estimação, como cachorros, para que os mesmos estejam à uma distância segura/considerável do local da leitura. A Coprel reforça a importância das instalações estarem de acordo as normas da RIC-BT.

Deixe seu comentário