© Coprel.

logo

28.06.2022

Voltar

Coprel oficializa investimentos do Programa Energia Forte no Campo em ato com Governador

Compartilhe:

A Coprel assinou nesta terça-feira (28) o Termo de Colaboração Energia Forte no Campo – fase 3, com o governador Ranolfo Vieira Júnior. Este programa é focado na transformação de redes trifásicas para aumento de carga no meio rural. A cooperativa, que detém o maior número de projetos selecionados, foi representada pelo secretário da energia e vice-presidente da geração Décio Floss e o facilitador Edson Pedrotti.

Além do governador Ranolfo, estiveram presentes a Secretária de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann, presidentes e representantes da Fecoergs¹ e das cooperativas de energia participantes do programa, além dos diretores do BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. O montante investido pelo Estado é de R$ 6.297.826,75, e representa 20% do valor total do programa.

Aproveitando a ocasião, o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, relembra: “Trabalhamos muito para esse programa acontecer. Nossa federação, a Fecoergs, também pilotou o trabalho junto ao Governo do Estado para ele alocar recursos de seus programas para melhorar a vida das pessoas no interior”.

Entre as seis cooperativas envolvidas, a Coprel é a que teve o maior número de projetos selecionados. Sua participação representa 73% do total de obras desta fase, sendo 82 projetos em 38 municípios. Considerando a participação da cooperativa, produtores rurais e prefeituras envolvidas, o investimento total na Coprel chega a R$ 31.486.142,36 para construção de 303km de redes trifásicas. Este investimento beneficiará, direta e indiretamente, mais de 1.600 famílias cooperantes.

Assim, o sucesso do Energia Forte no Campo representa também um êxito do Cooperativismo. Como destaca o presidente, é um trabalho sempre pensado na coletividade, na comunidade. “Melhorar a vida das pessoas, com equilíbrio entre econômico e social, é o grande objetivo do Cooperativismo”.

O programa Energia Forte no Campo é um trabalho de intercooperação entre a Coprel, governo estadual, prefeituras municipais e produtores rurais. O objetivo final, mais do que ampliar as redes trifásicas, é fortalecer a diversificação de negócios no interior. Dessa forma, garante renda e qualidade de vida melhores – a missão da Coprel. 

¹ Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul
* Foto do grupo: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.