13.11.2025
VoltarCoprel encerra ciclo de eventos nos municípios com ampla participação, fortalecimento da governança e aumento da representatividade feminina
Com presença, diálogo e participação ativa, a Coprel concluiu o ciclo anual de eventos nos municípios, contemplando as reuniões com escolha dos representantes do Conselho Consultivo e o projeto itinerante “Coprel na Escola”. Ao longo do ano, a cooperativa esteve presente em 12 municípios, reforçando o compromisso com a governança democrática e a proximidade com os cooperantes e com as comunidades.
Coprel na Escola
As edições do projeto Coprel na Escola tem o objetivo de promover a educação para o cooperativismo, o uso eficiente e seguro da energia elétrica e preservação do meio ambiente. A iniciativa contempla uma apresentação teatral lúdica, demonstrando, de forma divertida, como pequenas atitudes cotidianas podem gerar grandes transformações coletivas. Realizado de forma itinerante nos municípios de atuação da cooperativa, em 2025 o Coprel na Escola foi apresentado em dez municípios: Camargo, Charrua, Ciríaco, Cruz Alta, Ibirapuitã, Ibirubá, Jacuizinho, Jari, Santa Cecília do Sul e Pontão, reunindo mais de 2.500 alunos e professores das séries iniciais do Ensino Fundamental.
Reuniões nos municípios
Neste ano de 2025, a Coprel promoveu encontros com os cooperantes de 12 municípios (além das cidades que também receberam edições do Coprel na Escola, Joia e Passo Fundo tiveram reunião de escolha do Conselho Consultivo). Foram mais de 2.100 cooperantes participando dos encontros.
A cada edição, a Coprel levou informações, apresentou resultados e investimentos e, principalmente, ouviu as demandas das famílias cooperantes, reafirmando o compromisso de aperfeiçoar continuamente a qualidade dos serviços prestados em energia em internet.
Outro ponto fundamental dos encontros nos municípios é a votação para escolha dos Conselheiros Consultivos. Com o incentivo à participação feminina nos conselhos, houve ampliação do número de mulheres conselheiras. Dos 12 municípios com nova composição, 6 contam com participação feminina, totalizando 9 novas integrantes no Conselho Consultivo da Coprel. Essa presença reforça o compromisso da Coprel com a diversidade e a valorização das mulheres nas decisões cooperativistas, fortalecendo a representatividade e a pluralidade de perspectivas dentro da governança.
O presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, resumiu o propósito da Coprel com os eventos:
“Essas reuniões fortalecem o nosso modelo de governança, porque são momentos de escuta verdadeira, olho no olho, com a família rural e com todos que estão conectados à Coprel, seja pela energia ou pela internet. É a partir desse diálogo que aprimoramos a qualidade dos serviços e projetamos novos investimentos. Quando escolhemos novos líderes, estamos construindo a Coprel do futuro, com planejamento, transparência e participação. Mesmo diante dos desafios do agronegócio, seguimos ao lado do produtor rural, apoiando investimentos, ampliando redes e contribuindo para melhorar a renda e a qualidade de vida no interior.”
Em 2026, a cooperativa irá retomar o cronograma de reuniões de escolha do conselho consultivo e edições do projeto Coprel na Escola, visitando dez novos municípios. A divulgação dos eventos é feita com antecedência, por meio dos canais de comunicação institucionais da Coprel e comunicação direta com os cooperantes (WhatsApp, mensagens SMS e visitas). Já as escolas são convidadas por intermédio das Secretarias Municipais de Educação. A participação dos cooperantes nas reuniões é muito importante para o fortalecimento do modelo de governança democrático e participativo da Coprel.
Deixe seu comentário