© Coprel.

logo

24.05.2021

Voltar

Coprel e Indústrias: um elo de cooperação e energia

Compartilhe:

Quando você escuta ou lê o nome Coprel, o que você pensa? É bem provável que lembre que é a cooperativa que leva energia para o interior dos municípios, que apoia o desenvolvimento do campo, que trabalha com o produtor rural. E se pensou isso, está correto! Afinal, nascemos para levar energia aos homens e mulheres do campo, no interior das comunidades, onde as grandes concessionárias não tinham interesse em chegar. Para isso, contamos com o trabalho cooperativo, afinal, os custos para levar energia para o interior são muito maiores comparados à distribuição de energia nas áreas urbanas. Atualmente, 70% dos cooperantes da Coprel são famílias produtoras rurais.

Mas, ao longo dos anos, uma mudança foi se configurando na região. O desenvolvimento dos municípios, em grande parte alavancados pela agricultura, que, por sua vez, cresceu impulsionada pela eletrificação rural, trouxe muitas indústrias para a área de abrangência da Coprel. O avanço da industrialização nos municípios fez com que novas áreas industriais fossem implantadas, muitas, na área de atuação da Coprel. Hoje, 22% da energia distribuída pela cooperativa é utilizada pelas indústrias, e no caso do faturamento, 24% é atribuído ao setor industrial.

A Coprel, que nos primeiros anos de atuação atendia somente o interior dos municípios, hoje fornece energia para cerca de 12 mil famílias urbanas e possui quase 3 mil ligações comerciais e industriais. O que é muito importante, pois quanto mais cresce o mercado de energia da Coprel, mais a cooperativa investe em redes elétricas para fornecer energia de qualidade e confiabilidade para seus cooperantes. O resultado deste trabalho é percebido quando indústrias consideram o fato de ter a Coprel como fornecedora de energia como um fator importante para definir um investimento ou expansão.

Neste dia 25 de maio, em que celebramos o Dia da Indústria, queremos enaltecer este setor que gera empregos, proporciona desenvolvimento social e econômico, e que transforma a realidade dos municípios e da região. Parabéns a todos os trabalhadores que movimentam a dinâmica industrial, a todos os empresários e empreendedores que enfrentam as dificuldades e instabilidades da economia com muito planejamento, trabalho e coragem, para manter a força não só das indústrias, mas de todas as comunidades que são beneficiadas pela energia do setor agroindustrial. A todas as indústrias, saibam que podem seguir contando com nossa energia e cooperação.
 

Jânio Vital Stefanello – Presidente

 

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.