© Coprel.

logo

17.08.2021

Voltar

Coprel dá início às obras da PCH Tio Hugo

Compartilhe:

A pequena central hidrelétrica (PCH) Tio Hugo, localizada no Rio Jacuí, entre os municípios de Tio Hugo/RS e Ibirapuitã/RS, contará com 10,1 megawatts (MW) de potência instalada. O investimento próprio da Coprel, está sendo montado para dar início aos trabalhos no local. Por meio do Leilão de Energia Nova A-4 ocorrido no início do mês de julho, a Coprel Geração e Desenvolvimento realizou a venda de energia da futura usina. A operação considera o suprimento de energia elétrica a partir de janeiro de 2024, tendo como prazo 30 anos de fornecimento.

Para o engenheiro e facilitador de negócios da Coprel, Mateus Stefanello, a PCH Tio Hugo é o terceiro leilão em que a cooperativa participa e vence. “As expectativas são muito boas, pois conseguimos viabilizar o empreendimento com o leilão de energia e temos a expectativa de conclusão e início da geração de energia no primeiro trimestre de 2023”, afirma.    

Os leilões de energia elétrica são realizados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), por delegação da Aneel, e é considerada a principal opção de contratação de energia no Brasil. Concessionárias, permissionárias e autorizadas de serviço público de distribuição de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN), tem a possibilidade de fazer negócios que visam investimentos eficientes, sob o critério de uma menor tarifa.

De acordo com a CCEE, o leilão de energia nova tem como finalidade atender ao aumento de carga das distribuidoras, ou seja, são vendidas e contratadas energia de usinas que serão construídas futuramente. Neste caso, há dois tipos de leilão: A-3 (operação prevista em até 3 anos) e A-4 (operação em até 4 anos).

Para a Coprel, a venda futura de energia garante a segurança e retorno do investimento. Com este passo importante, a Coprel inicia as obras da PCH Tio Hugo, gerando mais de cem empregos diretos, e com a segurança da venda da energia que será produzida. “Esta forma de operação do mercado de energia é benéfica para todos. O investimento da Coprel nesta usina também proporciona mais desenvolvimento à região, sua construção gera empregos e renda, proporciona a implantação de programas ambientais na área e retorna impostos aos municípios”, salienta o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello.

Foto: ilustrativa/CGH Igrejinha

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.