© Coprel.

logo

01.02.2022

Voltar

Coprel aposta em venda de créditos de carbono

Compartilhe:

As usinas hidrelétricas são fontes de energia limpa e renovável, sendo o principal meio de geração de energia no Brasil. A PCH Eng. Ernesto Jorge Dreher de Salto do Jacuí/RS, PCH Eng. Henrique Kotzian de Júlio de Castilhos/RS, PCH Rio do Sapo de Tangará da Serra/MT e PCH Tio Hugo de Tio Hugo/RS (esta última que se encontra em construção e em processo de cadastramento e certificação), apresentam condições de operação, possibilitando então, a venda de créditos de carbono.

O crédito de carbono é uma espécie de incentivo ambiental, que tem como intuito a compensação de carbono, ou seja, empresas que possuem uma baixa emissão de dióxido de carbono (CO²) podem vender seus créditos para as empresas com maiores emissões, tanto em território nacional como internacional.

Para realizar a venda de crédito de carbono é preciso, primeiramente, a geradora estar alinhada às políticas de baixa emissão de gases de efeito estufa, construída com a regulamentação necessária, e após auditoria, estar apta para a venda de créditos de carbono. Desta forma, são validados os documentos formais contendo os cálculos precisos das emissões anuais evitadas de CO², além da aprovação destes pela ONU, no qual são depositados os créditos de carbono nos projetos registrados. Após esta etapa, estuda-se a melhor condição para realizar a venda, que pode ser: contrato bilateral de compra e venda, plataformas eletrônicas, tais como CTX ou Go Climate Neutral Now para venda a varejo, leilão eletrônico, entre outras.

A Coprel atua na comercialização de créditos de carbono desde 2018, sendo mais um negócio vinculado a geração de energia pela cooperativa. “Para a Coprel é importante poder contribuir com esse mercado, ao mesmo tempo que geramos benefícios para o meio ambiente. São inúmeras vantagens, aumento de receita, reconhecimento e possibilidades de novos negócios. É um mercado que vem crescendo muito, e nós estamos atentos quanto a essa oferta e demanda. Aliamos a responsabilidade ambiental com o nosso compromisso social enquanto cooperativa, o que faz parte do planejamento estratégico da cooperativa e que gera benefícios para todos: Coprel, clientes e cooperantes”, comenta o engenheiro e facilitador de negócios Mateus Stefanello.

Com o objetivo de reduzir as emissões de gases do efeito estufa, como CO², provenientes da queima de combustíveis fósseis, o crédito de carbono foi criado em 1997, pelo Protocolo de Kyoto, no qual se baseia na não emissão de CO². Devido a isso, o mercado de carbono mudou as formas das empresas realizarem as suas atividades, fazendo-as melhorarem as práticas de Governança Ambiental, Social e Corporativa (termo referente a sigla, em inglês, ESG), levando em consideração todo o impacto ambiental presente no mundo.

Desde o ingresso da cooperativa neste mercado, a Coprel já realizou a venda de 533.410 toneladas de créditos de carbono para empresas em território nacional e internacional.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.