Imprensa

Notícia Coprel Release

Voltar
  • 04.06.2021

  • Geral

Coopere com o meio ambiente todos os dias

Compartilhe:

Todas as maneiras de produzir energia dependem de elementos encontrados na natureza, e a geração pode ter maior ou menor impacto ambiental. A energia térmica, por exemplo, proveniente da queima de combustíveis fósseis, tem alto potencial poluidor. Já a energia hidrelétrica é obtida a partir do movimento das águas, portanto, uma fonte limpa e renovável. Mas, quando falamos da nossa contribuição com o Meio Ambiente, o mais importante é utilizar a energia de forma eficiente.

Por isso, no Dia Mundial do Meio Ambiente, que é celebrado anualmente em 5 de junho, a Coprel destaca ações importantes para cooperar de forma permanente com a preservação ambiental.

Utilize a energia elétrica com eficiência: Utilizar a energia para o trabalho, para o conforto e para o desenvolvimento das milhares de atividades que dependem da energia elétrica é muito importante, porém o desperdício somente sobrecarrega o sistema elétrico e não gera resultados ao consumidor. Ações simples como a regulagem de equipamentos elétricos de forma apropriada ao uso/estação do ano, banho em tempo adequado e aproveitamento da luminosidade são importantes não só para economizar na conta de luz, mas para o uso eficiente dos recursos ambientais que são utilizados para produzir energia.

Economize Água: Apesar de estar disponível em grande quantidade em nosso planeta, a água potável para consumo humano é cada vez mais escassa. No uso doméstico é muito simples de economiza-la, com ações simples como abrir e fechar a torneira conforme o uso ao escovar os dentes ou lavar a louça; juntar mais roupas para lavar para aproveitar a capacidade máxima da lavadora, na hora de lavar calçadas e jardins, substituir a mangueira pelo balde.

Contribua com a manutenção das fontes hídricas: As fontes de água se conservam quando são bem protegidas. A Coprel desenvolve o projeto Coprel Ecologia com o intuito de recuperar áreas de preservação permanente, contribuindo com a recuperação da vegetação nos locais que ela é fundamental, como no entorno de cursos de água que abastecem os mananciais.

Opte por produtos e serviços produzidos com consciência ecológica: Utilizar papel reciclado, preferir sacolas reutilizáveis para compras no supermercado, optar por produtos com embalagem retornável e incentivar empresas que trabalhem com respeito ao meio ambiente são práticas simples que, de forma conjunta, fazem muita diferença.

Faça a separação e destinação do lixo de forma correta: Comece pela sua residência, separando os resíduos orgânicos recicláveis dos não recicláveis. Respeite os dias de coleta para não sobrecarregar as lixeiras. Lixo eletroeletrônico, lâmpadas, pilhas e baterias não podem ser depositados no lixo comum: informe-se com a empresa onde adquiriu os materiais, ou com a prefeitura de seu município, para saber como proceder a correta destinação.

Transforme as ações ambientais em práticas permanentes: Realize as ações de preservação ambiental no seu dia a dia de forma permanente, oriente a sua família, e faça a sua parte para conscientizar mais pessoas de que é possível aliar desenvolvimento, conforto e trabalho com o respeito ao Meio Ambiente.

Deixe seu comentário