© Coprel.

logo

29.06.2021

Voltar

Cooperativismo proporciona serviços essenciais para o desenvolvimento das comunidades

Compartilhe:

As cooperativas demonstram a importância da união de esforços em prol de um objetivo comum. Há muito tempo, o cooperativismo é reconhecido como um sistema moderno, eficiente e democrático, em que o quadro social participa da tomada de decisões e compartilha os resultados, reinvestindo nas comunidades onde a cooperativa atua.

Muitas cooperativas são criadas para atender determinado público ou realizar serviços diferenciados. No caso da Coprel Cooperativa de Energia, foram estes pontos que motivaram a sua fundação, no final da década de 60: a necessidade de as famílias rurais terem energia no interior e o desinteresse por parte das concessionárias em prestar este serviço, que tinha alto custo e baixa taxa de retorno do investimento. Mesmo com o desenvolvimento da infraestrutura de energia elétrica, a Coprel continuou se destacando e se diferenciando na prestação de serviços de qualidade, priorizando sempre a proximidade com seus cooperantes, o bom atendimento e a realização de investimentos estratégicos para o desenvolvimento do meio rural.

Com um propósito semelhante, a Coprel realiza suas atividades na área de telecomunicações, com a Coprel Telecom. A oferta de internet com qualidade para o interior ainda é um desafio, pois os altos custos de construção de redes de fibra ótica contrastam com a menor densidade populacional das áreas rurais, não sendo um mercado atrativo para as operadoras nacionais de telecomunicações. Mais uma vez, o cooperativismo está fazendo a diferença, proporcionando que muitas famílias rurais tenham acesso à web com qualidade, viabilizando a sucessão rural e o desenvolvimento das atividades agrícolas a partir das oportunidades de estar em um universo conectado.

Além de realizar atividades importantes para o desenvolvimento das comunidades, o cooperativismo contribui para uma sociedade mais participativa. A Coprel possui um modelo de governança que valoriza a atuação dos conselheiros consultivos (que são líderes eleitos pelos cooperantes em cada comunidade) no planejamento estratégico da cooperativa. Outro diferencial do sistema está no direcionamento dos investimentos para a melhoria na prestação de serviços e em programas sociais que retornam diretamente para os associados/cooperados – ou ainda, os Cooperantes, no caso da Coprel.

Quem opta por um serviço cooperativo está contribuindo para o desenvolvimento local, apostando no desenvolvimento de instituições socialmente responsáveis, que investem em processos, tecnologia e pessoas. No Dia Internacional do Cooperativismo (03 de julho), celebramos os diferenciais de um sistema de gestão democrática, que fortalece as comunidades em que está presente e proporciona melhores condições de trabalho, renda e de vida para quem pertence e coopera.

 

Jânio Vital Stefanello – Presidente da Coprel e Infracoop

 

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.