Imprensa

Notícia Coprel Release

Voltar
  • 18.12.2020

  • #SomosCOOP

Cooperativas celebram criação de Leis que vão ampliar o acesso à internet no campo

Compartilhe:

A partir de um amplo debate do setor de telecomunicações, com atuação fundamental das cooperativas, foram aprovadas e sancionadas duas leis que incentivam e garantem um ambiente favorável para o avanço da conectividade no meio rural. A publicação das Leis no Diário Oficial da União ocorreu ontem, 17 de dezembro. Trata-se da Lei nº 14.109/2020 (sobre a utilização de recursos do Fust - Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações para conectividade rural) e da Lei nº 14.108/2020 (sobre desoneração de taxas sobre determinadas atividades relacionadas às telecomunicações).

A sansão destas legislações representam uma importante conquista do cooperativismo, através da mobilização de organizações como a OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras, e da Infracoop (Confederação Nacional das Cooperativas de Infraestrutura). A partir da aprovação destas leis, os projetos de internet rural poderão ser contemplados com recursos do FUST, beneficiando mais famílias a partir de financiamentos com custo acessível e oferta de internet de alta velocidade. A desoneração de taxas sobre alguns dos serviços realizados pelas operadoras de telecomunicações também viabilizará a ampliação da infraestrutura para acesso da internet no campo.

A Coprel Telecom também manifestou otimismo com a aprovação das Leis. “Esta foi mais uma importante conquista do cooperativismo. Assim como aconteceu no processo de universalização do acesso à energia elétrica, os recursos governamentais são muito importantes para levar internet aos locais mais distantes. A Coprel já está fazendo isso com seus próprios recursos e a participação dos cooperantes. Mas certamente, com a desoneração do setor e a oferta de recursos do FUST, poderemos alcançar muito mais famílias rurais com internet e telefonia de qualidade. O acesso à comunicação é fundamental para que os jovens sejam incentivados a permanecer no interior, realizando a sucessão familiar e investindo em melhorias nas atividades para agregar e gerar mais renda”, celebra o presidente Jânio Vital Stefanello.

Levar internet para as famílias rurais é um desafio constante para a Coprel. A partir de muito trabalho, a cooperativa segue prestando um serviço com qualidade e eficiência aos cooperantes e clientes, para que cada vez mais famílias e negócios estejam conectados.

Fonte: OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras 

Deixe seu comentário