© Coprel.

logo

23.04.2021

Voltar

Conectividade no Campo é destaque na Agenda Institucional do Cooperativismo

Compartilhe:

A conectividade no meio rural com infraestrutura e conexão de qualidade para as famílias é essencial para a permanência dos jovens e a sucessão rural das atividades. A Coprel concentra significativos investimentos na área de telecomunicações, criando iniciativas para levar internet via fibra ótica a um maior número de famílias e lutando para que novos cenários para a conectividade sejam abertos, a partir da aprovação de leis. O tema da conectividade no campo foi destaque na Agenda Institucional do Cooperativismo, promovido pela OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras, na quinta-feira, dia 22, em evento online.

O presidente da Coprel e coordenador nacional do Ramo de Infraestrutura na OCB, Jânio Vital Stefanello, participou do evento junto ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, ministra da Agricultura, Tereza Cristina, presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, dirigentes de Organizações Estaduais, coordenadores nacionais dos Ramos do Cooperativismo, senador e deputados da Frente Parlamentar do Cooperativismo e lideranças do cooperativismo. O evento foi assistido por mais de 500 pessoas.

Jânio Vital Stefanello defendeu a necessidade de aprovação do Projeto de Lei das Cooperativas de Telecomunicações. “Mais de 70% das propriedades rurais brasileiras não possuem acesso à internet, o que limita um crescimento ainda maior do agro brasileiro. As cooperativas de infraestrutura e agropecuárias possuem experiência e capilaridade, sendo o modelo ideal para levar internet a locais onde não há interesse das grandes operadoras, a um preço justo. A aprovação do PL 8.824 de 2017 permitirá que as cooperativas possam ofertar, com segurança jurídica, serviços de internet para que a população rural possa adentrar na tecnologia agrícola 4.0, potencializar a educação e a conexão entre as pessoas. Precisamos também, da ampliação das linhas de financiamento e sua adequação para o modelo cooperativista, com destaque para a utilização do Fundo de Universalização das Telecomunicações, o Fust. Vamos juntos cooperar pela conectividade rural”, disse.

Em relação ao projeto de Lei 8.824/17, as cooperativas de infraestrutura lutam para que o cooperativismo atue plenamente como prestador de serviços de telecomunicações, o que garantirá a ampliação da oferta de internet nas áreas rurais. Outros dois objetivos para a conectividade rural são: a universalização (abranger as mais diversas regiões do país) e a acessibilidade (garantia que todos sejam beneficiados, desde o pequeno ao grande produtor). Estas metas devem ser desenvolvidas levando em consideração três premissas: ações integradas e diferentes modelos de atuação (liberdade para o agricultor contratar o serviço individualmente, coletivamente ou por meio de cooperativas ou empresas e a liberdade para selecionar a tecnologia de conectividade que melhor se adeque ao seu objetivo); financiamento acessível e atrativo e desburocratização da legislação do setor.

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.