Imprensa

Notícia Coprel Release

Voltar
  • 24.11.2020

  • Geração e Desenvolvimento

CGH Mirim recebe licença para o início das obras

Compartilhe:

A Coprel Cooperativa de Geração vai iniciar as obras de mais uma usina para gerar energia limpa e renovável. O empreendimento será realizado de forma cooperada com mais três investidores.

A Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Mirim, localizada no interior de Carazinho, próximo à localidade de Pinheiro Marcado, recebeu as licenças ambientais necessárias para a construção. A LI (licença de instalação), concede autorização para iniciar os trabalhos no local e as obras de construção da usina, o que está previsto para o fim deste ano e início de 2021. Processos como a equalização técnica e definição de fornecedores para a obtenção de equipamentos e mão de obra para a execução do projeto ainda estão em andamento.

De acordo com o presidente Jânio Vital Stefanello a instalação da CGH Mirim visa apoiar o desenvolvimento regional. “A cooperativa realiza muitos estudos ambientais para a implantação destes empreendimentos que geram energia limpa e renovável. Além dos benefícios socioambientais, a Coprel aplica parte dos resultados em programas sociais como o Auxílio Pecúlio. É muito importante equilibrarmos o lado econômico e social”.

A CGH Mirim terá 1,45 Megawatts (MW) de potência instalada, e será uma usina com barramento pequeno (10 metros de altura), o que colabora com o baixíssimo impacto ambiental. O investimento beneficiará aproximadamente 2 mil famílias. Entre os benefícios para os municípios pertencentes da área estão: benefício fiscal e reflorestamento da APP (Área de Preservação Permanente). Além disso, será desenvolvido projetos de educação ambiental, que também é uma das condicionantes para a instalação, onde a cooperativa promoverá atividades que buscam conscientizar sobre a preservação do meio ambiente.

Deixe seu comentário