© Coprel.

logo

24.09.2021

Voltar

CGH Cascata do Pinheirinho: modelo de geração sustentável e eficiente

Compartilhe:

A Central Hidrelétrica Geradora (CGH) Pinheirinho é o primeiro empreendimento de geração de energia da Coprel, adquirido em 1991.  A usina possibilitou que a cooperativa iniciasse seu trabalho na área de geração, experiência fundamental para o desenvolvimento de todos os projetos atuais. A CGH Cascata do Pinheirinho, localizada no Rio Pinheirinho, em Ibirubá/RS, gera energia a partir da força da água, uma fonte renovável, e garante mais segurança no suprimento de energia para os cooperantes.

Em 2019, a Coprel ampliou a potência instalada na CGH Cascata do de 0,528MW para 0,88MW, um investimento de mais de R$ 4 milhões. “A Pinheirinho era uma usina bastante antiga, e ela demandava investimentos em modernização. E por meio de estudos, percebemos o potencial do Rio Pinheirinho, e que o mesmo permitia ampliar a capacidade de geração. Então, elaboramos um projeto, e em 2019 colocamos em prática o processo, dobrando a potência instalada”, explica o engenheiro e orientador de projetos da área de geração, Marcos Tauchert. Com esse processo de modernização, hoje a usina é monitorada e operada à distância pelo Centro de Operações da Coprel.

Os investimentos também possibilitaram a integração da Usina Pinheirinho no SIN – Sistema Interligado Nacional. “Todas as usinas do Brasil estão conectadas no mesmo sistema. Então, hoje é possível dizer que a energia injetada aqui na Usina do Pinheirinho, ela pode estar sendo consumida em qualquer parte do país”, conclui Tauchert.

Projetos como esse são exemplos dos investimentos da Coprel Geração e Desenvolvimento em energia limpa e renovável. A usina Pinheirinho aproveita ao máximo as condições geográficas do Rio.  Os resultados econômicos da geração de energia da Coprel são aplicados em novos projetos de geração e nos programas sociais em benefício dos cooperantes.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.