© Coprel.

logo

04.02.2022

Voltar

Central Geradora Hidrelétrica Mirim entrará em operação

Compartilhe:

A Coprel iniciou o ano de 2022 ampliando a capacidade de geração de energia limpa e renovável. Nos próximos dias entrará em operação, a Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Mirim, localizada no Rio Jacuí Mirim, entre os municípios de Carazinho e Santa Bárbara do Sul.

A usina aproveita a queda natural do rio para gerar energia e conta com tecnologia de ponta para ser mais eficiente: são duas turbinas e uma potência instalada de 1,45 MW, o que equivale a energia gerada para aproximadamente 1.500 famílias. O investimento total deste projeto está em torno de R$ 15 milhões, e a operação será realizada de forma totalmente remota pelo Centro de Operações da cooperativa.

Estamos muito felizes em concluir mais um investimento na área de geração de energia. Nosso reconhecimento a toda equipe envolvida na concretização desta obra, que será entregue em aproximadamente 13 meses de muito trabalho. A CGH Mirim diversifica a matriz energética regional por meio de uma geração que utiliza uma matriz limpa e renovável, traz mais resultados para a cooperativa e benefícios para toda a sociedade”, destaca o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello.

A área total de reflorestamento e preservação é 49,6 hectares, e está prevista a reposição de 21 mil mudas de árvores nativas. O modelo de realização de empreendimentos de geração em conjunto com mais investidores é uma forma de diversificar investimentos e ampliar as relações comerciais da cooperativa. Os resultados obtidos com a geração de energia são aplicados em programas sociais em benefício dos cooperantes.

A usina tem a participação da Coprel em (53,50%), Dirceu Detoni Júnior (3,25%), Ricardo dos Santos (3,25%) e Araucária participações e Investimentos S/A (40%).

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.