© Coprel.

logo

24.06.2022

Voltar

Capacitação integra colaboradores de cooperativas de energia do Estado

Compartilhe:

Equipes de eletricistas de quatro cooperativas de energia se reuniram nesta semana na Coprel para uma formação em equipamentos básicos da rede elétrica. Os participantes vieram da Cerfox, Creluz, Ceriluz, e a anfitriã, Coprel. Foram 15 profissionais participantes, reunidos entre os dias 20 e 24 de junho. O curso foi promovido pela Fecoergs - Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul. 

Durante os encontros, foram discutidos assuntos primordiais para o serviço dos eletricistas. Entre eles, instalação, substituição e operação de equipamentos básicos, como chaves, transformadores, religadores automáticos e telecomandados e reguladores de tensão. Também foram abordados aspectos relacionados a segurança na execução da atividade.

As lições ficaram a cargo do técnico em Eletrotécnica Alexandre Coutinho, do SENAI. Ele reforça que os eletricistas participantes atuam diretamente na rede. Também aponta que a integração fortalece o trabalho dos profissionais. Afinal, não é apenas entre cooperativas, mas também entre graus de experiência, já que participaram eletricistas mais veteranos e mais novatos. “É um momento ótimo para trocar ideias, compartilhar experiências, conversar sobre o dia a dia em campo”, afirma.

Segundo o eletricista da Coprel, Gustavo Freitas Barcelos, a troca de experiências é um dos pontos principais da atividade. Na integração, os profissionais podem compartilhar suas vivências, engrandecendo o trabalho de todos.

A opinião é compartilhada pelos eletricistas Delmir Luiz Tomazi, da Cerfox, e Bruno Toriani Padilha, da Ceriluz. Eles acrescentam ainda que os detalhes fazem toda a diferença. Então conhecer como cada um olha pra esses detalhes é muito positivo. Para os três profissionais, questões relacionadas à segurança, EPIs, com prevenção de risco e acidentes, ficam em primeiro lugar. 

O evento também simboliza a integração estadual das cooperativas de infraestrutura, já que cada uma representa uma região diferente: a Cerfox situada em Fontoura Xavier; a Creluz, com sede Pinhal; a Ceriluz, situada em Ijui; e a Coprel, sediada em Ibirubá. Ao todo, as quatro cooperativas atendem 111 mil associados em 167 municípios.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.