Imprensa

Notícia Coprel Release

Voltar
  • 31.05.2020

  • Energia

ANEEL manterá bandeira tarifária verde até dezembro deste ano

Compartilhe:

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, para sinalizar aos consumidores de energia elétrica, mês a mês, quais são as condições e os custos para a geração de energia no país. Quando a produção nas usinas hidrelétricas (energia mais barata) está favorável, é acionada a bandeira verde, sem acrescentar nenhum valor na tarifa de energia. Em condições ruins, onde são acionadas as usinas termelétricas (energia que demanda maior custo de geração), são acionadas as bandeiras amarela, vermelha – patamar 1 ou vermelha – patamar 2. 

A ANEEL decidiu manter a bandeira verde até o dia 31/12/2020, em virtude do atual cenário de pandemia da Covid-19 em todo o Brasil. De acordo com a publicação da agência reguladora, esta medida emergencial visa aliviar a conta de luz dos consumidores e auxiliar o setor elétrico.

Os valores das bandeiras tarifárias mudam todos os anos, influenciadas por estimativas de mercado, inflação, volume das usinas hidrelétricas, histórico de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) e outros fatores. Desta forma, a agência propôs uma Consulta Pública no período de 12 de março a 27 de abril, para discutir o ciclo 2020/2021 dos valores das bandeiras. A análise da ANEEL levou em conta a consulta pública, o cenário de redução de carga e as perspectivas de geração de energia que tornam possível o acionamento da bandeira verde até dezembro.

Saiba mais sobre o funcionamento das bandeiras tarifárias clicando aqui.

As informações foram extraídas do site da ANEEL: www.aneel.gov.br

Deixe seu comentário

Aplicativo