© Coprel.

logo

09.04.2021

Voltar

Aneel libera operação em testes da CGH Igrejinha, em Boa Vista do Cadeado

Compartilhe:

Entrou em operação durante essa semana, ainda em fase de testes, a Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Igrejinha, localizada no rio Ijuizinho, na divisa dos municípios de Boa Vista do Cadeado e Jóia. O início da geração foi possível a partir da publicação do despacho número 916 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) no Diário Oficial da União, no dia 31 de março, que autorizou a operação a partir do dia 01 de abril. Apesar de ainda ser em caráter de testes, a energia gerada já é injetada no Sistema Interligado Nacional (SIM) através da rede energia da Coprel. A autorização era aguardada a partir da conclusão das obras físicas e da instalação dos equipamentos no mês de março.

A operação em testes está sendo coordenada pelos representantes das empresas Automatic e Hacker, fornecedores dos equipamentos da CGH, que estão fazendo os ajustes entre a automação e a parte mecânica. Durante os testes são realizados diversos ensaios, em diferentes condições, simulando os diferentes fatores que as turbinas e os geradores podem enfrentar durante a operação.

Além da finalização dos testes, garantindo que a usina está apta a gerar, os empreendedores agora aguardam a Licença de Operação (LO), já solicitada junto a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) e, a partir dela, a autorização por parte da ANEEL para entrar em operação comercial.

O empreendimento pertence à empresa Boa Vista do Cadeado Energia Ltda., formada pelas participações das cooperativas Ceriluz, detentora de 59% dos ativos, e Coprel, que responde por 41%. Com Licença de Instalação desde dezembro de 2017, a obra teve início em junho de 2019, com os primeiros trabalhos concentrados na barragem, que reaproveitou a antiga estrutura da Usina Tarumã. Com uma queda de 18,5 metros em relação ao ponto de coleta de água e a localização das turbinas, e um túnel adutor de 618 metros escavado na rocha, a CGH Igrejinha terá uma capacidade instalada de 4,85 Megawatts (MW).

Fonte texto e foto: Assessoria de Comunicação - Ceriluz

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.