
O amor pelo trabalho e pela vida no campo uniu quatro gerações da família Girardi em torno de uma mesma propriedade, localizada no interior de Panambi. Em 2025, o Sítio Nono Mingo, que abriga a agroindústria Sabores do Sítio, completa 100 anos de história, um marco que carrega tradição e o espírito da cooperação. E a Coprel faz parte dessa trajetória com energia e conexão.
“Histórias revelam que é muito difícil uma propriedade rural ter quatro ou cinco gerações. Eu sou a quarta geração, e estamos mostrando para nossos filhos que aqui é possível viver bem”, conta André Girardi, que hoje administra a propriedade ao lado do pai, Cláudio Girardi.
A trajetória começou com o avô Domingos Girardi, conhecido como Nono Mingo, que dá nome ao sítio e deixou como legado o gosto pela simplicidade e pela vida no campo. Para André, manter viva essa memória é também um ato de carinho:
“A questão do Sítio Nono Mingo foi juntar todo esse pacote que existia no passado e trazer para o presente, com muito carinho. Só de falar no bisavô, a gente já se emociona.”
A família lembra que os primeiros anos foram de muitos desafios. “Eu nasci aqui, fui crescendo... na época não existia nada a não ser um lampiãozinho de querosene. Não existia luz, não existia nada”, recorda Cláudio. Ele relembra o momento em que a energia elétrica foi instalada na comunidade, inclusive guarda na memória como eram colocados os primeiros postes no solo. A energia acompanhou a evolução da agroindústria. Recentemente, a propriedade recebeu a instalação de energia trifásica pela Coprel, um investimento que fortaleceu ainda mais o crescimento dos negócios. “A Coprel com certeza é uma dessas parceiras que vem agregar com o crescimento da propriedade”, afirma André, que hoje é Conselheiro da cooperativa.
Além da energia elétrica, a internet fibra óptica da Coprel também está presente no Sabores do Sítio, garantindo uma conexão de qualidade para modernizar processos e facilitar a gestão.
O início da agroindústria foi marcado pela produção artesanal de salames, feitos manualmente, em máquinas de mão. Com o tempo, o negócio cresceu e diversificou, expandindo a linha de embutidos e incluindo a produção de panificados. Hoje, além dos produtos, a propriedade também se construiu como ponto turístico, oferecendo aos visitantes uma experiência de conexão com a natureza e com a vida no campo.
A história da família Girardi também se entrelaça com o espírito cooperativista da região. “Somos cooperativistas. Nossa vida gira em torno da Coprel, do Sicredi, da Cotripal... e acho que tudo tem a ver nesses 100 anos”, destaca André.
Em cada geração, os Girardi escolheram permanecer no campo, valorizando o passado, mas sempre inovando para o futuro.
São 100 anos de Sabores do Sítio, uma jornada iluminada pela força da família e da cooperação.
Deixe seu comentário