© Coprel.

logo

05.05.2025

Voltar

Coprel valoriza atuação cooperativa compartilhando histórias de cooperantes em vídeos especiais

Compartilhe:

          Com a missão de estar presente, a Coprel desenvolveu o compromisso de ir muito além do fornecimento de energia ou de internet. A cooperativa desempenha um papel gerador de transformação na vida de milhares de famílias e empresas desde sua fundação, com o modelo cooperativo. E segue incorporando novos serviços que impulsionam o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua.


              A divulgação das atividades realizadas sempre foi importante para a cooperativa, fortalecendo princípios cooperativistas como a gestão democrática; a educação, formação e informação; e o interesse pela comunidade. Para dar suporte a esta comunicação, uma prática muito utilizada é a realização de entrevistas com os cooperantes, que testemunham a atuação da Coprel em seu dia a dia.

          E como a inovação é um dos valores que norteiam a atuação da cooperativa, a Coprel apresenta um novo formato de interação com seus cooperantes em seus canais de comunicação institucionais. Histórias de Cooperação, Energia e Inovação são compartilhadas em depoimentos com cooperantes reproduzidos na íntegra, demonstrando o quanto os serviços oferecidos pela Coprel e o atendimento prestado pela cooperativa fazem a diferença no cotidiano das pessoas e nos resultados dos negócios. Os vídeos das minisséries são publicados no canal da Coprel no Youtube, com versões reduzidas divulgadas no Instagram e no Facebook.


        A iniciativa deriva de um formato de divulgação institucional que foi utilizado por muitos anos, (um informe publicitário semanal de um minuto produzido pela cooperativa) e que frequentemente trazia entrevistas com cooperantes, mas devido ao tempo reduzido, não permitia um aprofundamento dos assuntos abordados. Agora, com o novo formato, a Coprel busca oferecer um espaço mais amplo para o compartilhamento de experiências, permitindo que suas histórias inspirem e conectem ainda mais pessoas aos valores e benefícios do cooperativismo.

           Nas primeiras edições, o público é convidado a conhecer a história de empresas familiares, em que a presença da Coprel teve papel importante para o avanço dos empreendimentos.


          Marlene Spielmann, sócia-proprietária do Centro de Eventos Casa Leopoldo, no município de Quinze de Novembro/RS, compartilha o que motivou a família a abrir as portas da propriedade – que é o lar da família há três gerações e conta com um belíssimo casarão antigo, para turismo, gastronomia, hospedagem e locação para eventos. “Ao escolhermos manter, cuidar e investir neste local, estamos honrando as nossas famílias e os nossos ancestrais. Então esse é o nosso propósito, essa é a nossa ideia e esse é o nosso querer. Eu sou suspeita em falar, mas a energia deste nosso local aqui é formidável.” Marlene também destaca a importância da parceria com a Coprel para o sucesso do empreendimento. “Aqui sempre tivemos a luz da Coprel. E quando nós precisamos de uma energia mais forte para os equipamentos do salão de eventos, conseguimos a luz trifásica. Fomos muito bem atendidos. Aqui, realizamos casamentos, formaturas, eventos de todo tipo. E cada momento é a realização de um sonho de alguém, e esse sonho tem que ser perfeito. E aí tem a nossa parte e tem a parte da Coprel.” Além da energia, a internet é outro recurso que precisa estar disponível com qualidade para uma experiência completa dos clientes e visitantes. “Pela proximidade e por essa facilidade de resolução de problemas, decidimos nos conectar também com a internet da Coprel. A gente tem muitos eventos empresariais, temos dias de negócios, em que a conexão não é somente com o Estado, com o nosso país, é de forma mundial. E se você não tem essa comunicação, você está fora do mercado. Então, nós, enquanto uma casa de eventos, precisamos ofertar isso. E a Coprel Telecom permite a velocidade e estabilidade que precisamos”.

             No interior de Tapera, a Technorodas Industrial Agrícola é um exemplo de empreendedorismo e inovação, motivado pelo desejo do casal Loraci e Claudiomiro Spielmann de iniciar um negócio em família. A ideia de fabricar rodas para implementos agrícolas partiu de um olhar estratégico para a realidade regional, de uma agricultura forte e um setor industrial agrícola em constante expansão. No primeiro ano, foram fabricadas 900 rodas. Agora, após 20 anos de atividades, são 550 unidades diárias – com a meta de dobrar este número até 2028.

            “Inventar a roda” é um ditado popular que significa “fazer algo que já existe” ou que seja óbvio, geralmente de forma desnecessária ou redundante. Mas esse dito popular ganhou um novo significado para a Technorodas. “A gente derrubou esse mito. Nós realmente inventamos uma roda. A gente conseguiu fazer uma patente, que é uma coisa bastante inédita. O INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) reconheceu o nosso produto como sendo uma inovação, como sendo uma invenção, que é diferente em todos os sentidos. Tanto que essa patente vai até 2035”, conta Claudiomiro Valentim Spielmann, diretor e proprietário da empresa. Cooperante da Coprel com a infraestrutura de distribuição de energia, comercialização e Telecom, o empresário reconhece na proximidade, no tratamento “de pessoa para pessoa” a grande força do cooperativismo. “Eu já conversei com o presidente da Coprel, já conversei com o vice-presidente, converso direto com os diretores, então fica muito mais fácil você buscar as informações, trocar uma ideia. Diferente de trabalhar com outros que você nem sabe quem é a pessoa que está no comando. Assim, eu estou tratando de pessoa para pessoa, que é o que precisamos aqui”.


           O potencial e a força da Technorodas motivou o retorno do filho do casal fundador para a indústria. Felipe Valentim Junges Spielmann, recém-formado em Medicina, decidiu assumir o desafio de apoiar o desenvolvimento do negócio da família. “Na verdade eu estou na empresa desde os meus cinco anos, pois participei de toda a idealização, vi ela ir crescendo aos poucos. Essa troca de profissão, de certa forma, aconteceu justamente pelo potencial que eu vi na empresa, de gerar uma coisa boa para a cidade, de gerar empregos, de gerar desenvolvimento”, explica Felipe, diretor de produção da Technorodas. “Pegando um gancho da Medicina, para não fugir da minha formação, a energia elétrica é o sangue da nossa fábrica, é o que faz tudo movimentar. Para nós, esse abastecimento contínuo e sem interrupções é fundamental. E conseguimos isso quando mudamos a nossa planta industrial, que passou a ser atendida pela Coprel”.

             Iluminar trajetórias de sucesso como as da Casa Leopoldo e da Technorodas, conectando a força do cooperativismo ao desenvolvimento é o grande objetivo da Coprel ao compartilhar estas histórias. Todas as reportagens poderão ser acompanhadas nos canais de comunicação institucional da Coprel, inspirando novas ideias e motivando mais pessoas a conhecerem os valores e princípios da cooperação. 

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.