© Coprel.

logo

12.05.2025

Voltar

Coprel vai até Santa Cecília do Sul para realizar eventos de educação e cooperação

Compartilhe:

Santa Cecília do Sul foi o terceiro município contemplado pelo cronograma anual de eventos da Coprel, reunindo mais de 270 pessoas no Salão Comunitário no dia 8 de maio. No turno da manhã, alunos e professores do 1º ao 4º ano participaram do Coprel na Escola, projeto que, há mais de 20 anos, leva conhecimento sobre energia elétrica, economia e cooperativismo para mais de 90 mil crianças que já fizeram parte das atividades. Para fortalecer a parceria nesta jornada, a Coprel conta com o apoio do Fundo Social do Sescoop/RS, que proporciona materiais didáticos aos participantes.

A equipe de Comunicação da Coprel apresenta o evento e sempre realiza entrevistas com o público. Em Santa Cecília, o aluno Miguel José Caumo, de 10 anos, se destacou ao compartilhar o que aprendeu com o projeto. O estudante ajuda a família na lavoura e se vê no meio rural no futuro:

“Eu achei bem legal. Aprendi que devemos economizar água e energia. Quero continuar sendo agricultor. No interior temos um espaço amplo, podemos produzir nosso alimento.”

E não são só as crianças que se divertem com o Coprel na Escola. O conselheiro de Santa Cecília, Nelcir Cerezoli, e a conselheira de Tapejara, Fernanda Borela, assistiram ao teatro A luz e a escuridão e se encantaram com os aprendizados:

“Quero parabenizar a Coprel pelo brilhante trabalho. Isso incentiva nossos jovens de hoje. Até eu, já adulto, com mais de 60 anos, fiquei maravilhado. Eu considero a Coprel uma família.” – Nelcir Cerezoli, conselheiro há 5 anos


“As crianças com certeza levarão esse conhecimento para a vida. É um evento que marca muito, porque fala da economia de energia, de água... é um aprendizado até para nós, adultos. Vir prestigiar o evento no município vizinho é só mais uma maneira de reforçar a nossa parceria.” – Fernanda Borela, conselheira de Tapejara desde 2023 e atualmente conselheira fiscal da Coprel Geração

Além desse projeto educacional, que contribui continuamente com o desenvolvimento das comunidades, a cooperativa também se dedica a ouvir os cooperantes na reunião. No total, 141 cooperantes participaram do evento e acompanharam uma apresentação dos investimentos e resultados, coordenada pelo vice-presidente Elso Scariot, pelo secretário Silvio Borghetti e pelos diretores Mateus Stefanello, Herton Azzolin e Luis Fernando Volpato.

Nessa reunião, a eleição dos novos conselheiros consultivos foi uma das pautas principais. O time que agora representa a Coprel em Santa Cecília do Sul é composto pelos cooperantes Nelcir Cerezoli, Mateus Vidal e Nilvo Mazaro.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.