© Coprel.

logo

26.05.2025

Voltar

Compromisso ambiental da Coprel nas obras da PCH Santo Antônio é reconhecido em fiscalização da FEPAM

Compartilhe:

 

A Coprel recebeu, no dia 23 de maio, a visita técnica de fiscalização da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) nas obras da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Santo Antônio, localizada entre os municípios de Mormaço e Victor Graeff. A vistoria integra o processo de acompanhamento da Licença de Instalação nº 214/2024, concedida para o empreendimento, e teve como foco a verificação das condicionantes ambientais previstas na licença.

Durante a visita, o fiscal da FEPAM analisou aspectos fundamentais da execução da obra, como cuidados fitossanitários com a vegetação, transplantes, tratamento de efluentes, manutenção das caixas separadoras de água e óleo, e limpeza dos tanques de decantação. Também foram inspecionadas as áreas de barramento, acessos e pontos de intervenção em Área de Preservação Permanente (APP), com atenção especial à coibição de acessos indevidos e ações de recuperação ambiental.

“Percebemos melhorias significativas em relação à última vistoria. Dá para concluir que, sim, a Coprel está tomando um bom rumo no cumprimento da licença. Esse avanço é reflexo de um esforço contínuo, que já observamos em outros empreendimentos da cooperativa nos últimos anos”, destacou o fiscal da FEPAM, o geólogo Leonardo Gruber.

O colaborador Marcelo de Oliveira Campos, analista de engenharia de Operação e Manutenção da Coprel Geração, acompanhou a fiscalização e ressaltou a importância do momento atual da obra. “Estamos iniciando um marco importante no cronograma do empreendimento, com a execução da 2º fase do desvio do rio Jacuí por dentro das adufas da Barragem. Além disso, temos mantido um controle ambiental rigoroso, respeitando as exigências da FEPAM para garantir a preservação da nossa APP”, afirmou.

A PCH Santo Antônio é um empreendimento estratégico da Coprel Geração, que reforça o compromisso da cooperativa com a geração de energia limpa e sustentável, ao mesmo tempo em que impulsiona a economia local, com a geração de empregos e movimentação de fornecedores regionais. A usina terá uma potência instalada de 5,2 MW.

Para a Coprel, o acompanhamento da FEPAM é essencial para assegurar que cada etapa do projeto ocorra de forma responsável e transparente, em conformidade com a legislação ambiental vigente. “A sustentabilidade está no centro das nossas decisões. Estamos comprometidos com o desenvolvimento da nossa região, sem abrir mão da preservação ambiental e do diálogo com os órgãos reguladores e com a comunidade”, reforça Mateus Stefanello, diretor de Geração e Comercialização da Coprel.

Além das vistorias presenciais, o cumprimento das condicionantes ambientais é acompanhado por meio de relatórios técnicos enviados à FEPAM e disponibilizados ao público por meio do Sistema Online de Licenciamento (SOL), promovendo a transparência do processo de licenciamento ambiental.

A Coprel segue avançando nas obras da PCH Santo Antônio, com foco na eficiência energética e no cuidado com o meio ambiente, reafirmando seu papel como cooperativa comprometida com a inovação, a responsabilidade socioambiental e o futuro sustentável de seus associados e comunidades.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.