26.05.2025
VoltarCompromisso ambiental da Coprel nas obras da PCH Santo Antônio é reconhecido em fiscalização da FEPAM
A Coprel recebeu, no dia 23 de maio, a visita técnica de fiscalização da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) nas obras da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Santo Antônio, localizada entre os municípios de Mormaço e Victor Graeff. A vistoria integra o processo de acompanhamento da Licença de Instalação nº 214/2024, concedida para o empreendimento, e teve como foco a verificação das condicionantes ambientais previstas na licença.
Durante a visita, o fiscal da FEPAM analisou aspectos fundamentais da execução da obra, como cuidados fitossanitários com a vegetação, transplantes, tratamento de efluentes, manutenção das caixas separadoras de água e óleo, e limpeza dos tanques de decantação. Também foram inspecionadas as áreas de barramento, acessos e pontos de intervenção em Área de Preservação Permanente (APP), com atenção especial à coibição de acessos indevidos e ações de recuperação ambiental.
“Percebemos melhorias significativas em relação à última vistoria. Dá para concluir que, sim, a Coprel está tomando um bom rumo no cumprimento da licença. Esse avanço é reflexo de um esforço contínuo, que já observamos em outros empreendimentos da cooperativa nos últimos anos”, destacou o fiscal da FEPAM, o geólogo Leonardo Gruber.
O colaborador Marcelo de Oliveira Campos, analista de engenharia de Operação e Manutenção da Coprel Geração, acompanhou a fiscalização e ressaltou a importância do momento atual da obra. “Estamos iniciando um marco importante no cronograma do empreendimento, com a execução da 2º fase do desvio do rio Jacuí por dentro das adufas da Barragem. Além disso, temos mantido um controle ambiental rigoroso, respeitando as exigências da FEPAM para garantir a preservação da nossa APP”, afirmou.
A PCH Santo Antônio é um empreendimento estratégico da Coprel Geração, que reforça o compromisso da cooperativa com a geração de energia limpa e sustentável, ao mesmo tempo em que impulsiona a economia local, com a geração de empregos e movimentação de fornecedores regionais. A usina terá uma potência instalada de 5,2 MW.
Para a Coprel, o acompanhamento da FEPAM é essencial para assegurar que cada etapa do projeto ocorra de forma responsável e transparente, em conformidade com a legislação ambiental vigente. “A sustentabilidade está no centro das nossas decisões. Estamos comprometidos com o desenvolvimento da nossa região, sem abrir mão da preservação ambiental e do diálogo com os órgãos reguladores e com a comunidade”, reforça Mateus Stefanello, diretor de Geração e Comercialização da Coprel.
Além das vistorias presenciais, o cumprimento das condicionantes ambientais é acompanhado por meio de relatórios técnicos enviados à FEPAM e disponibilizados ao público por meio do Sistema Online de Licenciamento (SOL), promovendo a transparência do processo de licenciamento ambiental.
A Coprel segue avançando nas obras da PCH Santo Antônio, com foco na eficiência energética e no cuidado com o meio ambiente, reafirmando seu papel como cooperativa comprometida com a inovação, a responsabilidade socioambiental e o futuro sustentável de seus associados e comunidades.
Deixe seu comentário