Imprensa

Notícia Coprel Release

Coprel contabiliza mais de 600 postes caídos com o temporal deste domingo

Atualizado dia 04/10/2017 às 17h30min: No terceiro dia após o temporal que causou muita destruição em vários municípios do RS, a Coprel ainda está contabilizando os danos nas redes elétricas, enquanto as equipes trabalham para o restabelecimento da energia. Até o momento, foram registrados 681 postes caídos, e os municípios mais atingidos foram Tupanciretã, Joia, Salto do Jacuí, Cruz Alta e Boa Vista do Cadeado.

Com o temporal deste domingo (1º/10), 16.250 cooperantes ficaram sem energia. Grande parte foi restabelecida ainda nas primeiras horas após o temporal, mas conforme as equipes da Coprel percorriam as redes para localizar os defeitos, identificavam redes inteiras destruídas, com mais de 50 postes caídos em sequência.

A Coprel está trabalhando com mais que o dobro de sua estrutura normal de atendimento, com equipes de empresas prestadoras de serviços e também de outras 7 cooperativas de energia que não foram tão severamente atingidas pelo temporal e cederam equipes de construção de redes para auxiliar nos trabalhos: Cerfox, de Fontoura Xavier; Ceriluz, de Ijuí; Certaja, de Taquari; Certhil, de Três de Maio; Cooperluz, de Santa Rosa; Creluz, de Pinhal; e Creral de Erechim.

Ainda falta restabelecer a energia para 476 cooperantes. A previsão da Coprel é de que serão necessários pelo menos mais dois dias de trabalho (quarta e quinta-feira) para reconstruir as redes restantes. Desde domingo, o Discoprel já recebeu 15 mil ligações, e a Coprel também utiliza o recurso de envio de mensagens SMS para os celulares dos cooperantes, para informar a previsão de retorno da energia. Já foram enviadas mais de 12 mil mensagens neste período.

Entenda o temporal:

Na tarde de domingo (01/10), um forte temporal atingiu a área de atuação da Coprel, quando foram registrados grandes volumes de chuvas e ventos fortes de mais de 120 km/h, ocasionando a queda de árvores e galhos sobre a rede, queda de postes, faltas de energia ocasionadas por raios e defeitos gerais. Para se ter uma ideia do poder de destruição do temporal que atingiu a região, ventos com a velocidade de 120 km/h equivalem a força de um furação de categoria 1.

Os municípios mais atingidos foram: Cruz Alta, Tupanciretã, Jari, Joia, Salto do Jacuí, Boa Vista do Incra, Boa Vista do Cadeado, Panambi, Condor e Ibirubá. Conforme as equipes trabalham, vão sendo encontrados mais postes danificados. Duas torres de comunicação de rádio e telefonia da Coprel, uma em Tupanciretã e outra em Cruz Alta, também foram derrubadas com a força dos ventos.

A Coprel orienta que os cooperantes informem as faltas de energia pelo Discoprel (116, 0800 51 3196 e 0800 701 3196). A ligação é gratuita e o atendimento é 24 horas. Também é importante que os cooperantes comuniquem ao Discoprel informações que auxiliem no trabalho das equipes, como a existências de árvores sobre a rede de energia, postes caídos ou cabos rompidos. O atendimento é priorizado nas situações de risco de vida, como cabos caídos, postes quebrados e árvores sobre a rede de energia. É fundamental que as pessoas não se aproximem de situações de risco, e se possível, isolem o local para evitar a aproximação de pessoas e animais. 

Confira nas imagens alguns registros dos danos:

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS
Preencha os campos abaixo e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail
Fechar

Recuperar Senha

Para receber sua senha por email, digite seu número de matrícula no campo abaixo: