Serviços > Outros Serviços

Informação de leitura

Voltar

Informação de leitura

A leitura do medidor deve ser informada em intervalos de aproximadamente 30 (trinta) dias, observados o mínimo de 27 (vinte e sete) e o máximo de 33 (trinta e três) dias, de acordo com o calendário de leitura.

Caso o cooperante não efetue a leitura mensal prevista, os valores faturáveis de energia elétrica ativas e reativas devem ser as respectivas médias aritméticas dos 12 (doze) últimos faturamentos anteriores.

Ocorrendo impedimento de acesso para fins de leitura, os valores faturáveis de energia elétrica e de demanda de potência excedentes, ativas e reativas, devem ser as respectivas médias aritméticas dos 12 (doze) últimos faturamentos anteriores à constatação do impedimento, exceto para a demanda de potência ativa cujo montante faturável deve ser o valor contratado, quando cabível.

A leitura poderá ser informada pelos seguintes meios:

  • Nos locais de pagamento da fatura de energia, até o dia 10 de cada mês;
  • Através do Discoprel até o dia 17 de cada mês;
  • Na internet, acessando o Discoprel Online (solicite acesso entrando em contato com o Discoprel), até o dia 17 de cada mês. Acesse a opção "Registro de Ocorrência", e em seguida "Leitura Web".

 

Processo de leitura e impressão simultânea:

Com inovação e tecnologia, a Coprel utiliza o processo de leitura e impressão simultânea das faturas de energia nas áreas urbanas.

As faturas de energia elétrica das áreas urbanas estão sendo entregues no momento em que a equipe da Coprel realiza a leitura do medidor, ou seja, o eletricista vai até a residência, digita a leitura no equipamento, imprime a conta e a entrega na hora ao cooperante.

Todas as áreas urbanas atendidas pela Coprel estão usufruindo das vantagens deste novo processo. Para isso é importante que o leiturista tenha acesso ao medidor e que exista um local adequado para deixar a fatura, como a caixa de correio. 

Além de proporcionar mais qualidade e agilidade ao processo de emissão de faturas, a leitura e impressão simultânea também reduz a emissão de papel, e custos com postagem, já que esta fatura tem um formato mais compacto, disponibilizando todas as informações necessárias ao cooperante. 

Municípios onde o processo de leitura e impressão simultânea é realizado na área urbana: Ibirubá, Marau, Fortaleza dos Valos, Alto Alegre, Jacuizinho, Tio Hugo, Nicolau Vergueiro, Vila Lângaro, Santa Cecília do Sul, Tunas, Campos Borges, Mato Castelhano, Muliterno, Jari, Boa Vista do Incra, Pontão e Passo Fundo.