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Coprel registra 839 postes caídos em um dos temporais mais severos da história da cooperativa

Na tarde do último domingo, dia 1º de outubro, a região da Coprel foi atingida por um forte temporal, caracterizado por fortes ventos que chegaram à marca de 128km/h nos municípios mais afetados, que foram Tupanciretã, Joia, Cruz Alta e Salto do Jacuí, seguido por Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Ibirubá, Jari, Panambi e Condor. No entanto, praticamente todos os municípios da área de atuação da cooperativa sofreram danos ocasionados pela força dos ventos. Para se ter uma ideia do poder de destruição do temporal que atingiu a região, ventos com a velocidade de 120km/h equivalem a força de um furacão de categoria 1.

Em razão do temporal, 16.250 cooperantes chegaram a ficar sem energia. Grande parte foi restabelecida ainda nas primeiras horas, mas conforme as equipes da Coprel percorriam as redes para localizar os defeitos, identificavam redes inteiras destruídas, com mais de 50 postes caídos em sequência. A Coprel identificou 839 postes caídos (destes 388 foram no município de Tupanciretã, 128 postes em Salto do Jacuí, 126 postes em Joia e 75 postes em Cruz Alta). Os trabalhos prosseguiram durante toda a semana, envolvendo mais de 400 pessoas no restabelecimento de energia - 28 equipes de construção de redes e 55 equipes de eletricistas e apoio: colaboradores da Coprel (eletricistas, operadores do COD, atendentes do Discoprel e administrativo), equipes prestadoras de serviços de construção de redes, e também de outras 8 cooperativas de energia que não foram tão severamente atingidas pelo temporal e cederam equipes de construção de redes para auxiliar nos trabalhos: Cerfox, de Fontoura Xavier; Ceriluz, de Ijuí; Certaja, de Taquari; Certel, de Teutoônia; Certhil, de Três de Maio; Cooperluz, de Santa Rosa; Creluz, de Pinhal; e Creral de Erechim.

Ocorrências de risco de vida foram priorizadas no atendimento, visando garantir a segurança das pessoas e dos colaboradores que trabalharam no local. As redes troncais (que atendem maior número de cooperantes) também foram priorizadas. Após, as equipes concentraram-se na reconstrução de ramais – redes estas que não podem ser energizados enquanto ainda existem defeitos nas redes troncais.

O Discoprel – atendimento 24 horas da Coprel – recebeu mais de 18 mil ligações. A Coprel também enviou mensagens SMS para avisar os cooperantes sobre os defeitos nas redes de energia e a previsão de retorno. Foram enviadas 38.042 mensagens. “A Coprel tem um compromisso muito grande com o atendimento e a resposta ao cooperante. Mantivemos um contato com a imprensa para levar ao cooperante as informações sobre a situação dos danos do temporal no sistema elétrico. Toda a equipe da Coprel, das cooperativas que nos ajudaram e das empresas prestadoras de serviço fez um grande trabalho, pois em um curto espaço de tempo foram reconstruídos mais de 70 quilômetros de redes. Tudo isso mostra a força da intercooperação para superar estas dificuldades, e temos a certeza que todos deram seu melhor nesta semana de muito trabalho para restabelecer a energia no menor tempo possível”, destaca o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello.

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