Imprensa

Notícia Coprel Release

Cooperativas, ANEEL e OCB presentes no 43º- Encontro Nacional do Sistema Infracoop

Com a participação expressiva das cooperativas e com a presença do diretor geral da Aneel - Romeu Donizete Rufino e de técnicos de Superintendências da Aneel, Superintendência de Gestão Tarifária (SGT) e a Superintendência de Regulação dos Serviços de Distribuição (SRD), foi realizado, no último dia 22, na sede da OCB, em Brasília/DF, o 43º- Encontro Nacional do Sistema Infracoop.

Na abertura do evento, o presidente da Infracoop, Jânio Vital Stefanello, agradeceu o empenho e a presença das cooperativas e em especial do diretor Geral da Aneel e de seus assessores. Fez agradecimento especial ao presidente Márcio de Lopes Freitas, do sistema OCB e a todos seus assessores pela colaboração para realização do evento.

Na sua manifestação, o presidente Márcio, além de parabenizar a Aneel e a Infracoop pela realização deste importante evento, apresentou o movimento SomosCoop, iniciado recentemente pelo Sistema OCB. “Inspirar pessoas e motivá-las a conhecer o cooperativismo, o jeito mais humanizado de cuidar das pessoas e de gerar resultados financeiros, ao mesmo tempo. Este é o objetivo da websérie SomosCoop, que está com um novo episódio pronto para mostrar que cooperar vale a pena”, disse Márcio. O SomosCoop é um movimento iniciado pelo Sistema OCB e suas unidades estaduais e que pretende mobilizar os cooperados brasileiros em torno do orgulho de ser cooperativista, além de divulgar o cooperativismo para a sociedade.

O diretor geral da Aneel, Rufino, falou da importância deste relacionamento com as cooperativas e do aprendizado da agência sobre o que é o cooperativismo e das cooperativas do que é a regulamentação da Aneel. “Todo o processo de enquadramento das cooperativas, desde 2008, foi sempre feito na medida certa e legal, e tivemos uma boa e grata evolução, principalmente pela maior qualificação e conhecimento das cooperativas sobre os processos na Aneel”, falou o diretor geral Rufino.

As palestras realizadas pela SGT foram sobre temas dos processos tarifários das cooperativas permissionárias, e os técnicos também responderam questionamentos previamente enviados. A SRD, por sua vez, também respondeu os temas enviados pelas cooperativas e apresentou prazos para cumprimento da resolução 414/2010, a estrutura da base de dados geográfica da distribuidora (BDGD) e índices técnicos e comerciais para serem atendidos. “Atingimos plenamente os objetivos do evento, de apresentar e atualizar as cooperativas sobre os processos tarifário da Aneel – revisões e reajustes, bem como sobre a audiência pública da Aneel, que aprovou a nova forma de cálculo da subvenção para compensar o impacto tarifário da reduzida densidade de carga do mercado das cooperativas", disse o presidente Stefanello. O presidente da Infracoop e também da cooperativa Coprel, também destacou que o evento foi importante para a aproximação institucional das cooperativas com o órgão regulador. “A presença do diretor-geral da Aneel, bem como do presidente da OCB, foram muito importantes. As cooperativas estão sendo ouvidas pela Agência Reguladora, que tem considerado as demandas e isso resultou em uma metodologia mais justa para o setor”, finaliza Stefanello.

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS
Preencha os campos abaixo e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail
Fechar

Recuperar Senha

Para receber sua senha por email, digite seu número de matrícula no campo abaixo: