© Coprel.

logo

09.03.2021

Voltar

Orientações da Coprel para manter a segurança em relação à rede elétrica nas lavouras

Compartilhe:

Todos os meses, o Centro de Operações da Coprel registra ocorrências envolvendo acidentes com maquinários agrícolas e as redes elétricas. Mas, em épocas de plantio e colheita, quando há intensa movimentação de maquinários em estradas e lavouras, esse número é quatro vezes maior. Por isso, é importante manter toda atenção e cuidado para evitar acidentes com danos materiais e de risco à vida.

De acordo com o engenheiro eletricista e orientador do Centro de Operações da Coprel, Jonas Weiss, os principais acidentes ocorrem pela falta de atenção e cuidado na realização de manobras de maquinários próximos à rede de energia. “Os acidentes mais comuns são: enroscar nos estais dos postes, mais conhecidos como rabichos, colidir diretamente em postes e o rompimento de cabos, às vezes, causados por pulverizadores encostando nos cabos da rede”, explica.     

Na ocorrência de algum acidente, Jonas reforça que é fundamental avisar a Coprel. “Quando ocorre a situação de acidente envolvendo a rede elétrica, a primeira medida é se afastar do local e ligar para a Coprel imediatamente, pois a rede pode estar energizada ou prestes a iniciar um incêndio, por exemplo”. Jonas reforça ainda, que é preciso estar sempre atento, pois a rede elétrica pode estar ligada. Por isso, o recomendado é se afastar, isolar a área e ligar para o DISCOPREL. Os números de telefone disponíveis 24h por dia, nos 7 dias da semana são: 116, 0800 701 3196, 0800 051 3196 e 0800 116 0116.

Por outro lado, é imprescindível medidas de prevenção para evitar qualquer tipo de acidente. Antes de iniciar o plantio ou a colheita, a orientação é sempre observar como está a condição das redes na lavoura e identificar se existe algum risco, por exemplo, postes inclinados ou cabos baixos. Devido à ação da natureza e das condições climáticas, por exemplo, os ventos fortes podem ter inclinado um poste ou soltado algum condutor. Ao perceber qualquer situação fora da normalidade, ligue para o DISCOPREL, para que uma equipe vá até o local. É importante observar também, onde estão os postes e condutores e manter a distância segura.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.