Imprensa

Notícia Coprel Release

Voltar
  • 10.01.2020

  • Energia

Inovação e energia para realização dos sonhos

Compartilhe:

 Um sonho que se tornou realidade, e uma vida no interior regada à felicidade. Ronaldo e Juliane Moreschi vivem na localidade de Nossa Senhora do Rosário, interior de David Canabarro, fazendo a gestão da propriedade de 15 hectares, produzindo frutas, legumes e verduras. Na diversificação de culturas, a uva se destaca como a principal fonte de renda da família.

A mão-de-obra é exclusivamente familiar e os alimentos produzidos são: uva, brócolis, couve-flor, repolho, berinjela, tomate, melão, melancia e pêssego. Há 15 anos, Ronaldo trabalha com brócolis, no entanto, o sonho de cultivar a uva no sistema protegido por cobertura plástica se tornou possível com o auxílio da Coprel. “Quando eu decidi fazer esse parreiral coberto, eu precisava de irrigação. Procurei a Coprel e instalamos a rede bifásica. A Coprel é fundamental, pois me deu a condição de poder produzir e irrigar, além da uva, brócolis e outros alimentos”, explica.

Com o propósito de cultivar produtos diferentes do fumo – principal atividade desenvolvida pelas famílias da região, Ronaldo e Juliane inovaram e conquistaram um nicho de mercado, apresentando ao consumidor um produto diferenciado: frutas frescas, e na hora. Quem chega na propriedade da família, além de escolher a variedade da uva, tem a opção de levar para casa outros alimentos da agricultura familiar.

Em 1,5 hectare de parreiras, são mais de 20 variedades de uvas cultivadas na plasticultura, sistema de produção que cria um microclima que favorece o desenvolvimento de uvas viníferas. Estas variedades, cujo manejo é mais complexo, necessitam o uso da cobertura plástica e tratamento fitossanitário diferenciado. Algumas destas variedades são: Itália, rubi e benitaka, garantindo, durante quatro meses do ano, uvas que atendem a todos os paladares.  

Além da irrigação das uvas, a energia da Coprel também é utilizada para irrigação do brócolis, couve-flor, repolho e berinjela, garantindo a qualidade e sabor dos vegetais. De acordo com Juliane, é uma imensa alegria produzir alimentos: “é gratificante poder agradar o nosso consumidor. Eu e meu marido fomos crescendo juntos, buscando sempre inovar na propriedade e ter muitos produtos”. Há 15 anos casados, Ronaldo e Juliane possuem dois filhos: Gabriel, 12 anos, e Alessandra, de 8 anos, que seguem os passos dos pais buscando conhecer a aprender sobre o cultivo da terra.

Com muito amor pelo trabalho no campo e a satisfação de produzir alimentos, a família deseja investir futuramente em uma agroindústria de vinhos. Para este, e outros sonhos dos cooperantes, a Coprel está ao lado, seguindo com o propósito de investir no meio rural, para que as famílias tenham cada vez mais qualidade de vida e renda melhor.


 

Deixe seu comentário

Aplicativo